R. da Faísca, 31 - Dois de Julho, Salvador - BA, 40060-016
(71) 3322-0333
(71) 99712-8706

SindhotéiS e trabalhadores da região de Sauípe protestaram contra a contratação sem carteira assinada durante a Copa de 2014

Created with Sketch.

SAUIPE redNa última sexta-feira (06), a diretoria do SindhotéiS e trabalhadores se reuniram em frente do Complexo da Costa de Sauípe com faixas de revindicação. A intenção é protestar contra uma medida provisória que o Ministério do Trabalho pretende editar para autorizar a contratação temporária de trabalhadores sem carteira assinada para a Copa do Mundo de 2014.
Essa medida viola as Leis trabalhistas e tudo o que já foi conquistado pelos trabalhadores que é a garantia e estabilidade da carteira assinada. Com essa proposta as empresas poderão contratar funcionários para períodos curtos sem necessidade de registro em carteira. As admissões poderão ser feitas pelo período máximo de 14 dias seguidos ou 60 dias avulsos por ano.
O companheiro que vai trabalhar durante a Copa do Mundo de 2014 precisa estar consciente dos seus direitos trabalhistas e não deve aceitar essa exploração da mão-de-obra. Ressaltamos que este assunto ainda não foi discutido com os trabalhadores e os representantes sindicais, é uma medida arbitrária e que prejudica todos os trabalhadores do país.
As péssimas condições de trabalho e a polêmica sobre contratação temporária foram as razões para a mobilização, para o presidente do SindhotéiS, José Ramos, “eles exploram muito, muitos aqui são terceirizados e também estamos discutindo essa nova questão de que o nosso Ministério do Trabalho não quer que os trabalhadores tenham vínculo empregatício durante a Copa. O trabalhador vai lá, presta o serviço, mas não tem vínculo empregatício”, afirmou.
A manifestação foi pacífica e não atrapalhou o acesso das pessoas ao local do sorteio. A imprensa nacional e internacional cobriu a ação que contou com faixas e informativos em português e inglês para que todos os presentes pudessem saber o que estava acontecendo.