A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) informou que programou uma operação especial para o Réveillon na capital baiana, que será realizado na Praça Cairu e que também terá queima de fogos em 12 bairros da cidade. Conforme o órgão de trânsito, a operação terá início às 10h do próximo domingo, 29, quando começam os quatro dias de festa no Comércio.
Na Praça Cairu será criado um perímetro de isolamento para trânsito de veículos da Avenida Contorno, na altura do Solar do Unhão, à Praça da Inglaterra, incluindo Ladeira da Montanha. A medida, conforme a Transalvador, vai permitir maior fluidez em áreas adjacentes impactadas pela festa e o livre acesso do público pedestre esperado para a queima de fogos e shows.
Ao todo, 15 barreiras fixas e 13 móveis serão colocadas em pontos estratégicos, permitindo somente a passagem de veículos envolvidos na organização do réveillon e imprensa, além de impedir estacionamento inadequado e outras irregularidades.
A Transalvador informou, ainda, que atuará em conjunto com a Polícia Militar e Guarda Municipal nos locais. Trabalham na operação 86 agentes de trânsito e transporte, com 21 viaturas e seis motocicletas. Serão empregados 392 cones, 102 prismas de concreto e dez guinchos.
Interdições
O corredor de tráfego da Avenida Contorno à Praça da Inglaterra será interditado em ambos os sentidos, no domingo, 29, a partir das 17h; na segunda, 30, às 18h; na terça, 31, às 17h; e na quarta-feira, 1º, às 15h.
As vias transversais do entorno da Praça Cairu serão também bloqueadas diariamente, sempre às 10h, entre 29 de dezembro e 1º de janeiro, para preservação da área, visando à segurança e prevenção de acidentes, conforme a Transalvador.
Também será modificado o trânsito na Barra. Das 19h de terça-feira, 31, às 6h do dia 1º de janeiro, não será possível trafegar pela Rua Almirante Marques de Leão, da Rua Dias D´Ávila à Rua Dom Marcus Teixeira.
Os veículos que precisarem circular pelo trecho interditado terão como alternativa as ruas Afonso Celso e Alfredo Magalhães. O acesso dos moradores à área bloqueada está assegurado mediante apresentação de comprovante de endereço, que pode ser contas de telefone, água e energia elétrica.
Táxi
Haverá pontos extras de táxi para atender à demanda na Rua Miguel Calmon, da Praça da Inglaterra à Praça Riachuelo, e da Rua da Bélgica à Praça da Inglaterra. Também do lado direito da Avenida Estados Unidos e do lado direito da Praça da Inglaterra, até a Rua da Polônia. Recebem ainda taxistas a Avenida Contorno, da Marina ao posto de combustível, a Rua Chile e Praça Castro Alves.
Estacionamentos
De acordo com a Transalvador, o público que preferir ir de carro terá como opções os estacionamentos São Raimundo, no Vale dos Barris, Barroquinha e Castro Alves. A Zona Azul funcionará em toda a extensão da pista da direita da Avenida da França; na Rua Miguel Calmon, entre a Rua da Bélgica e a Praça da Inglaterra; e na Rua Portugal.
Ônibus
O órgão de trânsito informou que os agentes de transporte darão atenção especial às estações da Lapa, Barroquinha e Terminal da França, que comportarão maior fluxo no período. Será ainda criado um terminal provisório na Avenida Estados Unidos, no Comércio, entre a Rua da Bélgica e a Praça da Inglaterra, para o embarque e desembarque de passageiros.
De acordo com a Transalvador, 77 linhas de ônibus vão operar com pontos de parada ao longo da pista interna da Av. da França. Ao todo, 489 veículos vão atuar com frota máxima, equivalente à de dias úteis, na segunda, 30, das 18h às 5h.
Na virada de 31 para 1º, os ônibus vão operar das 18h até às 6h. No domingo, 29, operam das 18h às 5h. No dia 1º de janeiro a frota, que opera das 15h às 0h, será de 343 veículos, equivalente à máxima de sábados.
O itinerário de onze linhas de transporte complementar do Subúrbio será prolongado até a Av. da França, no Comércio, com frota de 44 veículos, nos seguintes horários: no domingo, 29, das 18h às 5h; na segunda, 30, das 18h às 5h; terça, 31, das 18h às 06; e no primeiro dia de 2014, das 15h à meia-noite.
Orla
A Transalvador também informou que reforçou o esquema de transporte na orla da cidade. Ao todo, 162 linhas vão operar na terça, 31, com frota máxima de sábado, de 18h às 6h.
Dentro da Operação Praia, uma frota de 25 veículos será ativada a partir das 21h da terça até 6h do dia seguinte, com reinício previsto para 10h do primeiro dia de 2014. Uma frota reguladora de três veículos estará à disposição dos fiscais em Patamares, com operação das 4h às 19h.
Fonte A Tarde Online