Patrões de Mata de São João oferecem 7% de reajuste

Na última terça-feira, 02 de junho, às 10h, foi realizada uma rodada de negociação entre a diretoria do SindhotéiS e do Sindicato de Hotéis e Pousadas de Mata de São João (Sindihmat), na sede administrativa do SindhotéiS.
A proposta da diretoria do Sindihmat foi de um reajuste de 7% para os pisos e demais cláusulas, 6,5% para que recebe até três pisos e 6% para quem recebe acima de três pisos, mas a categoria discorda dessa diferenciação de reajustes por faixa salarial. Confira na tabela a abaixo a comparação entre o que a categoria reivindica e o que os patrões oferecem.
capa mata-jpg
O presidente José Ramos lembrou que “estamos reivindicando o reconhecimento do nosso esforço de trabalho durante o ano de 2014, o que foi faturado já está no orçamento da empresa”. A diretoria do SindhotéiS também destacou a importância de discurtir e tentar implantar na Convenção Coletiva de Trabalho 2015-2016, as cláusulas de limitação do número de quartos para as camareiras e bonificação para os recepcionistas que tem segundo idioma. No entanto, a diretoria do Sindihmat argumentou que não é preciso que haja pagamento adicional, pois o salário já é um incentivo para o trabalhador.
O presidente do SindhotéiS, José Ramos, respondeu que “essas duas cláusulas (camareiras e recepção) são solicitadas todos os anos e são de extrema importância para a categoria”.
O que a categoria reivindica é uma proposta condizente com a realidade, onde a luz, a água, alimentação e vários outros itens básicos estão mais caros em razão da inflação. Não adianta ganhar um salário defasado com relação ao custo de vida, o trabalhador precisa ser valorizado e ter seu dinheiro valorizado também.