PATRÕES NEGAM REAJUSTE ACIMA DOS PISOS

A quarta rodada de negociação en­tre a diretoria do Sindicato dos Tra­balhadores em Hotéis, Bares, Res­taurantes e similares (SindhotéiS) e do Sindicato de Hotéis, Restau­rantes, Bares e Similares de Sal­vador e Litoral Norte (SHRBS), foi realizada no dia 22 de março de 2016 (terça-feira), às 9h, na Supe­rintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/BA).
IMG_0357
O sindicato patronal apresen­tou como proposta para o piso A R$915,00; para o piso B R$894,00; para o piso C R$880,00, quebra de caixa de R$30,00 e anuênio de R$15,00. Não acataram as outras propostas como bonificação por conhecimento em segundo idioma, limitação de quartos por camareira e auxílio alimentação/ticket. E para os trabalhadores que recebem aci­ma dos pisos os patrões tiveram a coragem de levar pela quarta vez para a mesa de negociações a pro­posta indecente de 0% de reajus­te. Isso é uma agressão à moral do trabalhador, não existe possibilida­de da categoria aceitar um absurdo como esse. O vice-presidente do SindhotéiS, Genival Gomes, disse que o sindicato não pode levar uma proposta como essa para o traba­lhador, é preciso ter a reposição salarial.
A diretoria do SindhotéiS apresentou a seguinte contrapro­posta: 12% de reajuste linear, os valores ficaram em R$960,00 para o piso A; R$ 910,00 para o piso B e R$896,00 para o piso C; quebra de caixa de R$30,00 e anuênio de R$15,00.
Sobre o fato dos patrões oferece­rem salário mínimo para o piso C e reajuste de 0% para quem recebe acima dos pisos, o presidente do SindhotéiS, José Ramos, destacou que todos os trabalhadores mere­cem ter seus salários e benefícios reajustados anualmente e é este o trabalho do sindicato, lutar para que este direito seja cumprido. ‘‘Não vamos aceitar este descaso com os trabalhadores, todos mere­cem reajuste salarial”.