Pesquisa do Ministério do Turismo revela que 81,7% dos brasileiros tem intenção de fazer turismo interno

O Nordeste é a região mais procurada pelos brasileiros com 49,4% da preferência
A pesquisa de Sondagem do Con­sumidor – Intenção de Viagem, reali­zada pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Getúlio Vargas, publicada em janeiro de 2016, revelou que 81,7% das pessoas que pretendem viajar nos próximos seis meses o farão dentro do território nacional e que 49,4% pref­erem o Nordeste. Os hotéis e pousadas são as preferências de hospedagem de 50,1% desses turistas.
Como já é de conhecimento de to­dos, a Bahia é o maior estado da região Nordeste e possui o maior litoral do país, com 932 km de praia. Entre seus principais destinos destacam-se Sal­vador, Porto Seguro e Costa do Sauípe, o maior complexo turístico do Brasil.
A alta do dólar e do euro também são variantes importantes que atraem os turistas estrangeiros para o Brasil.
Por todas essas razões fica evidente que o turismo na Bahia será beneficia­do com a vinda desses visitantes e que o setor de turismo e hospitalidade ficará ainda mais aquecido.
Os trabalhadores que estão na linha de frente recebendo os visitantes e gerando boas impressões do Estado, também precisam ser beneficiados através do reconhecimento profissional, melhores condições de trabalho e reajustes na remuneração que seja condizente com a realidade econômi­ca do país.
Sem o trabalhador de turismo e hospitalidade não existe turismo, pois além de vir conhecer as belezas natu­rais da cidade o turista também busca acolhimento, boa receptividade, aco­modações e serviços de qualidade, além da cultura, entretenimento e gastronomia local. E alguns desses serviços são prestados pela nossa categoria, o que gera a boa impressão que o turista leva da Bahia e resulta em seu retorno.
A diretoria do SindhotéiS acredita nesta boa fase para o turismo inter­no na região Nordeste e espera que os trabalhadores da categoria sejam reconhecidos pelo trabalho e empen­ho.
A negociação para a Convenção Co­letiva de Salvador (2016) já está em negociação com o sindicato patronal. O SindhotéiS conta com o apoio in­condicional da categoria para defender as cláusulas e reajustes das con­venções e é isso que fortalece ainda mais a luta por dias melhores.