#OCUPABRASÍLIA CONTRA A PERDA DE DIREITOS

No dia 24 de maio, foi realizada a ma­nifestação pacífica #OCUPABRASÍLIA que saiu do estágio Mané Garrincha para a Esplanada dos Ministérios e reuniu milhares de trabalhadores de todo o país. A diretoria do SindhotéiS participou do ato que foi organizado pelas centrais sindicais, exigia a reti­rada imediata das propostas que tra­mitam no Congresso Nacional e “Elei­ções Diretas Já!”.
O presidente do SindhotéiS e da Nova Central Bahia, José Ramos, con­vocou dezenas de trabalhadores da Bahia para o ato, colocando à disposi­ção vários ônibus para o deslocamen­to. Segundo ele, esta mobilização foi importante para demonstrar a vontade do trabalhador brasileiro. “Ficou claro que as propostas que estão sendo im­postas pelo atual governo são impopu­lares e prejudicam os trabalhadores, e todos temos consciência disso, por isso o ato foi tão expressivo e conse­guiu mobilizar tantas pessoas”.
Sobre os atos de vandalismo que ocorreram durante o ato o presidente Ramos comentou, “aqueles manifes­tantes que agiram com violência e de­predaram os bens públicos não esta­vam vinculados às centrais sindicais, foram pessoas que estavam ali com outros propósitos, nós sindicalistas condenamos atos de violência”.
A Nova Central Sindical nacional, divulgou nota repudiando estes atos. Segundo o texto, a entidade denfende que, “por uma questão de princípios não aprovamos, não apoiamos e mui­to menos participamos de desordens, que possam macular a legítima luta da classe trabalhadora em defesa de seus interesses imediatos e históricos.
Da mesma forma, não concordamos com a repressão desmedida, contra nossos representados que compare­ceram em número expressivo, vindos de todos os Estados para demonstrar insatisfação ao Governo e suas ações que retiram direitos sociais, trabalhis­tas e previdenciários”.
Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turis­mo e Hospitalidade (Contratuh), Moa­cyr Roberto Tesch Auersvald, “a união das centrais é muito importante para o momento pelo qual estamos pas­sando. Tivemos nesta manifestação muitos trabalhadores, mas infelizmen­te pessoas infiltradas e que não tem
nenhum compromisso com a classe, provocaram a polícia com pedras e a resposta foram bombas de efeito mo­ral e isso veio atrapalhar e encerrar a nossa atividade, mas estamos satis­feitos com a mobilização dos trabalha­dores e a unidade das centrais para a realização deste ato”.
O presidente da Federacao Nacional dos Empregados em Instituições Be­neficentes, Religiosas e Filantrópicas (Fenatiref), Geraldo Gonçalves, res­saltou a importância do movimento. “Fizemos de fato uma manifestação ordeira e forte, para acabar com este congresso corrupto e este governo ile­gítimo. Vamos continuar lutando pois não podemos passar pela escraviza­ção novamente, nem aceitar esta re­forma que desmantela o sistema da previdência e tenta retirar os direitos de aposentadoria do trabalhadores”.