Outubro Rosa: SindhotéiS alerta sobre a detecção precoce do câncer

No outubro rosa o SindhotéiS ressalta a importância da detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero. As estratégias para a detecção precoce do câncer são o diagnóstico precoce (abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas iniciais da doença) e o rastreamento (aplicação de teste ou exame numa população assintomática, aparentemente saudável, com o objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer e, a partir daí, encaminhar as mulheres com resultados alterados para investigação diagnóstica e tratamento).
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) o câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma.
Por isso, é importante que as mulheres visitem regularmente o ginecologista para fazer as consultas e exames de rotina. As associadas e dependentes do SindhotéiS tem atendimento ginecológico gratuito, para isso, precisa comparecer na sede do sindicato na Rua da Faísca, nº 31, Largo Dois de Julho, Centro – Salvador, e solicitar a guia de encaminhamento.
Todas as mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame de mamografia anualmente, dessa forma pode verificar o surgimento do câncer no estágio inicial onde as chances de cura são maiores. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama.
Outubro Rosa
Fonte Inca