Bahia não terá horário de verão nos próximos dois anos

Os trabalhadores podem ficar tranquilos pois não teremos mais horário de verão na Bahia, o governo do estado anunciou na manhã da última quinta-feira (11) que a Bahia não vai aderir em razão dos pedidos da população e dos representantes de sindicatos da Bahia.
Inclusive o SindHotéis também defendeu a causa pois acredita que o trabalhador de hotelaria e similares é muito prejudicado, pois tem que acordar de madrugada para trabalhar e isso causa diversos transtornos como alterações no relógio biológico, pois afeta horário de alimentação e sono, afeta a produtividade do trabalhador pois ele é obrigado a acordar 1 hora mais cedo, o que influencia no desempenho das suas atividades, alterações de humor e causa sonolência diurna. Tudo isso aumenta o número de acidentes de trabalho.
O presidente do SindHotéis, José Ramos, acredita que o horário de verão não apresenta benefícios para a categoria. “Nunca achamos que o horário de verão possa beneficiar os trabalhadores de hotelaria, bares, restaurantes e similares, pois eles correm risco de morte ao sair de madrugada de casa para chegar cedo ao serviço, a questão é de preservação da vida e nossa cidade não tem segurança adequada para proteger os cidadãos, tanto aqueles que chegam cedo quanto aqueles que saem mais tarde. O SindHotéis fez um pedido ao governador para suspender o horário de verão, a Nova Central também se preocupou com isso e enviamos um documento unificado sobre o assunto”.
A ouvidoria do governo recebeu 20 mil reclamações contra o horário de verão, também foi realizada uma pesquisa na qual foi detectado que 75% da população rejeita o horário de verão, além disso o governador recebeu em seu gabinete na última terça-feira (10) representantes das centrais sindicais e de vários sindicatos trabalhistas que pediram o cancelamento do horário de verão na Bahia.
O horário de verão é instaurado no país por meio do decreto presidencial. A mudança nos relógios começa à zero hora, em 20 de outubro de 2013 e termina 16 de fevereiro de 2014. O objetivo é proporcionar uma economia de energia nos horários de pico. Segundo o G1, a mudança no horário ajuda a reduzir o consumo em cerca de 5% no período. A economia deve chegar a R$ 280 milhões. Norte e Nordeste permaneceram sem alterações nos relógios.
Com informações do G1