Reajuste das cláusulas econômicas da Convenção Coletiva 2020/21 e negociação da Convenção Coletiva 2022.

O SINDHOTÉIS-BA – SINDICATO DOS TRABALHADORES EM HOTÉIS, APART-HOTÉIS, RESIDENCE-HOTÉIS, RESTAURANTES, BARES E SIMILARES DA CIDADE DO SALVADOR E DOS MUNICÍPIOS DE LAURO DE FREITAS, SIMÕES FILHO, CAMAÇARI, DIAS D’AVILA, MATA DE SÃO JOÃO, CATU, ALAGOINHAS, ITANAGRA, ENTRE RIOS, CARDEAL DA SILVA, CONDE, ESPLANADA E JANDAÍRA/BA esclarece aos trabalhadores da categoria, empresas do setor e terceiros interessados que, conforme veiculado em nota da entidade datada de 28/10/21, a convenção coletiva de 2020/21 previa um reajuste obrigatório das suas cláusulas econômicas relativo a 2021 a ser realizado em janeiro de tal ano, fato que, por intransigência do sindicato das empresas, não ocorreu. Por conta do problema, o SINDHOTÉIS-BA já estuda outras medidas cabíveis, além das já tomadas com a intervenção do Ministério Público do Trabalho, contra o desrespeito dos patrões à convenção de 2020/21, o que faz surgir um expressivo passivo trabalhista a ser cobrado pelos interessados futuramente.

Por outro lado, informa este sindicato que a convenção coletiva da categoria relativa ao ano atual (2022) encontra-se em negociação com a entidade patronal. Uma reunião ocorreu no Ministério do Trabalho e Previdência entre os sindicatos, sendo que a próxima está agendada para o dia 03/03/22.

⠀⠀⠀

Salvador, 18/02/2022.